terça-feira, 20 de setembro de 2011

Espirro Fótico

Oi galera!!!
Td blza com vc??? Com a gente tá td bem!

Hoje vim, falar sobre um assunto bem interessante que minha família possuí! O ESPIRRO FÓTICO,
Meu marido têm e a Isabella tbm têm, esse "tique nervoso", o espirro fótico, é quando uma pessoa espirra ao olhar pra uma luz intensa, geralmente quando olha pra luz do Sol.
Aí pesquisando sobre o assunto, descobri que é genético e até raro entre 15 a 25% da população têm, eu não tenho, então Isabella puxou do pai, tadinhaaaa, ela já têm renite, que puxou de mim e esse "tique" que puxou do pai rsrsrs

Reportagem tirada do site Planeta WTF


Por que algumas pessoas espirram quando vêem a luz do sol?


espirro Por que algumas pessoas espirram quando veem a luz do sol?

Se chama espirro fótico, e afeta entre 15 a 25% das pessoas.
O espirro de reflexo à luz brilhante, também conhecido como “Espirro Fótico”, é uma condição médica na qual as pessoas quando expostas a luz brilhante respondem involuntariamente com um espirro.
Se você pensa que este fenômeno ocorre depois de adaptar-nos a escuridão durante cinco minutos ou mais, fique sabendo que isso não foi provado e há registros de casos que provam o contrário. Esta condição não é rara e afeta entre um sexto a um quarto dos humanos, mais em caucasianos que em outras raças.
Isso é transmitido geneticamente, com 50% de chance de passar de pai para filho.
A causa mais provável é uma disfunção congênita nos sinais nervosos no núcleo do nervo trigêmeo. O quinto nervo craniano, chamado de nervo trigêmeo, aparenta ser o responsável pelos espirros. Os pesquisadores sugerem que certas pessoas possuam uma ligação entre este nervo e o nervo que transmite impulsos visuais ao cérebro.
A hiperestimulação deste nervo ótico estimula o nervo trigêmeo, provocando o reflexo de espirro à luz brilhante. Outra teoria propõe que as lágrimas que vazam até o nariz através do duto nasolacrimal são uma causa do reflexo. A velocidade do reflexo parece favorecer a primeira teoria, já que ocorre muito rapidamente para permitir que as lágrimas sejam produzidas e drenadas até o nariz.

Nem queria que a Isabella fosse piloto de caça mesmo! rsrs
Bjus
Loraine

6 comentários:

  1. Nossa que engraçado esse tal de espirro fótico...rsrsrs...bjin

    ResponderExcluir
  2. Ixxxx, meu marido tem isso.
    Então é bem provável que nossa filhota tenha tbém... vamos ver.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. nossa nunca vi nem ouvir falar ...
    rssss
    deve ser um saco isso..
    olha meu novo blog.. beijoooos
    http://alicefilhaquerida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá querida amiga,meu blog está dando erro nas atualizações ou seja eu faço novas postagens mas ele não atualiza na sua lista de blogs, tentei resolver o problema mas não consegui, então criarei um novo blog e voltarei aqui para deixar o endereço, terei que começar tudo do zero de novo mas fazer oq né, se vc souber como posso resolver esse problema avise-me...excluirei o blog Planejando...Minha Segunda Gravidez em breve! Bjs...

    ResponderExcluir
  5. hahahaaa, que curioso e engraçadop tb né !
    nunca tinha ouvido falar.
    Laraine tb é cultura !
    heheheee

    bjuss

    ResponderExcluir
  6. nossa nunca tinha ouvido falr disso srsrsr ...
    Bjocas na princesa....

    ResponderExcluir